terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Para pensarmos sobre 2011.

RETROSPECTIVA 2010 / PERSPECTIVAS 2011:
Em 2010 a cultura em Brasília foi mais lembrada pelos problemas do que por suas realizações.
A desmoralização pela qual os brasilienses passavam, desde a deflagração do esquema envolvendo o governo, deixou toda a cadeia produtiva em crise, num quadro que inspirava desconfiança e preocupação.
A principal ação de política pública da Secretaria de Cultura foi o FAC, que teve pela primeira vez uma verba garantida em lei, mas infelizmente a Sec não souber adiministrar os contingencimentos feitos pelo GDF em 2009 e se enrolou no processo de seleção dos projetos a serem contemplados, gerando um enorme descontentamento entre os artistas e produtores locais. Fora isso, eventos mal dimensionados, atrasos de pagamentos de cachês de artistas locais e falta de transparência nas contratações somaram-se para deixar esta triste impressão.
Felizmente para 2011 as perspectivas são melhores. O novo governo entra com estabilidade institucional para iniciar um novo trabalho. Para os próximos quatro anos, o fato de termos pela primeira vez em Brasília uma sintonia política com o governo federal pode nos trazer benefícios permanentes, pois com a realização da copa do mundo em 2014 a produção cultural ganha importância estratégica para o sucesso do Brasil no evento, e Brasília será uma das sedes.
Porém, para as coisas melhorarem, cabe a nós trabalhar, vigiar e participar. Trabalhar em nossos projetos, na gestão de nossas carreiras, na captação dos recursos que demandamos; vigiar as ações públicas, os gastos e investimentos do governo; participar das discussões, debates e decisões que nos afetam. Um feliz 2011 para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário